Últimos comentários

Sim caro anonimo, acertou sou medrosa, ...

30/04/2016 @ 11:16:21
por Admin


acho lindo a seus escritos , ...

01/04/2016 @ 01:33:12
por anonino


Oi Marines....Tudo bem? Vou procurar ...

21/08/2015 @ 09:11:06
por Admin


Porque fazem esse simulado sem as ...

02/08/2015 @ 14:11:29
por Marines perin


Calendário

Setembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
 << < > >>
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Monitoramento 24 hrs.

My Popularity (by popuri.us)

Crie seu blog Crimes na internet? Denuncie
eXTReMe Tracker

Quem está conectado?

Membro: 0
Visitante: 1

Anúncio

rss Sindicação

Escolha um tema



13 Mar 2016 - 09:51:21

Razão e Sentimento

Tomemos, razão como sinônimo de raciocínio, discernimento;  e sentimento como sinônimo de sensibilidade.  Todos os seres humanos sentem e raciocinam.  Assim fazendo, percebem o mundo ao seu redor e pautam suas condutas, fixam objetivos, perseguem ideias, tomam decisões, caminham para onde querem, seguindo o seu livre arbítrio.

Alguns dizem, com equivoco tanto natural quanto aparente, que o sentimento afeta a razão: quem sente em demasia qualquer coisa, não mais consegue discernir entre o bom e o mau, entre o certo e o errado.

Outros, no mesmo prisma, atestam que vivem da sua razão, inferiorizando o seu sentimento; alegam prescindir da sensibilidade em homenagem ao raciocinio.

Como se fosse possível, de fato, separá-los de tão singela forma...  Erro estrutural profundo.

É da constituição do ser fazê-los ambos: sentir e raciocinar.

Estabelecidas as verdadeiras premissas de que razão e sentimento são igualmente importantes ao espírito, não há por que não garantir o equilíbrio entre ambos.

A sensibilidade não deve ultrapassar determinados limites que possam causar interferência nociva na capacidade de discernimento do indivíduo.  Nem a sua razão dever extrair do íntimo a condição do sensível ao mundo exterior.

Razão e sentimento merecem conviver harmoniosamente.  A razão controla os abusos emocionais.  O sentimento amansa o rigorismo do racional.

Interagindo e não se excluindo, tais dons do espírito aumentam as chances de elevação da força de vontade do homem no campo da reforma íntima.

Ter capacidade de sentir e raciocinar não significa automaticamente deter as melhores e mais positivas experimentações, nem tampouco a garantia de tomar as mais acertadas decisões sempre.  Visto estar em constante evolução, peregrina o ser humano pelo certo e pelo errado, muda do bom para o mau num ligeiro átino, aprende a viver e como viver melhor enquanto vai se desenvolvendo, amadurecendo.

Equilibrar razão e sentimento não quer dizer torná-los infalíveis diante do que é genuinamente cristão.  Significa, tão somente, garantir um melhor ambiente para a pessoa progredir.  Quando ambos respeitam-se reciprocamente, os sentimentos no âmago e as deliberações da razão, têm os seres humanos maiores possibilidades de se conduzirem para o caminho certo.

Concluindo:  A força de vontade de cada um decorre da sua razão e do seu sentimento.  Quanto mais harmônicos e equilibrados os sentimentos, maior possibilidade de consolidar a razão.

(transcrito do Livro Fundamentos da Reforma Íntima - Pelo espírito Cairbar Schutel - Autor: Pags. 54 e 55.  Abel Glaser.  Casa Editora o Clarim.  Novo dic. Aurélio da Língua Portuguesa, Ed. Nova Fronteira).

Átino = s.m. Ato de atinar, Juízo, raciocínio, tino.

Admin · 1038 vistos · 2 comentários

Link permanente para o artigo completo

http://amor.criarumblog.com/Primeiro-blog-b1/Razao-e-Sentimento-b1-p60226.htm

Comentários

Comentário de: Admin [ Membro ]
Sim caro anonimo, acertou sou medrosa, mas é um mecanismo de defesa. Deus está presente em nossas vidas e ele sabe de todas as coisas, tem uma visão privilegiada! Um abraço. Gracias pelo comentário.
   30/04/2016 @ 11:16:21
Comentário de: anonino [ Visitante ]
acho lindo a seus escritos , porém acho vc medrosa .
se vc acreditASSE QUE DEUS COLOCA DO LADO PESSOAS MARAVILHOSAS PARA NOS AJUDAR E A SUBIR A AS VEZES NÓS RENEGAMOS POR MEDO...DE ALGO .. QUE ESTÁ NO NOSSO SUBCONSCIENTE E NÃO EXISTE..
E SÓ PARA REFLETIR NO QUE EU LI
   01/04/2016 @ 01:33:12

Deixe um comentário

Estado dos novos comentários: Publicado





Sua URL será visualizada.


Entre com o código contido nas imagens


Texto do comentário

Opções
   (Salvar o nome, email e a url em cookies.)